As minhas pedaladas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O verdadeiro passeio a São Macário

No dia 19 de Junho fui fazer um passeio que iniciou na Serra da Freita até ao São Macário (ponto de retorno) e voltar.
O convite foi feito pelo Grifo aos amigos mais próximos amantes do BTT. Desta vez foram 7 os que aceitaram o  desafio, entre eles o meu primo Vitor Hugo. Já não pedalava com ele à quase dois anos e mais uma vez mostrou a grande forma física e resistência que tem.
Quando iniciamos o passeio já passava das 8:15, fomos a um ritmo leve para aquecer as pernas. Já a esta hora o sol já se sentia na pele.

Na foto abaixo já é possível ver a serra que nos acompanhou toda a manhã, a Serra da Estrela.
Ia-mos iniciar a primeira descida técnica, muito boa.

Neste passeio já é regra ter a companhia das belas vacas arouquenses

Uma panorâmica de à direita da Serra do Caramulo e à esquerda a Serra da Estrela

Tivemos sempre vistas fantásticas

Quando chegamos ao São Macário resolvemos ir primeiro almoçar. Descemos até Macieira e instalamo-nos no restaurante que o Grifo tinha reservado. Recomendo, as febras grelhadas estavam muito boas

Quando acabamos de almoçar estava na hora que iniciar a subida até à capela de São Macário. Na foto abaixo conseguem ver o restaurante e a capela no topo da serra

Passado cerca de 30 minutos lá estávamos nós a contemplar a capela e as vistas

Após um breve descanso iniciamos a descida. A próxima fotografia já se vê o São Macário no alto

No final da descida tivemos um prémio. Um riacho com água suficiente para dar uns mergulhos :)

Depois destes momentos de descontracção eis que levamos com duas subidas bem duras, a segunda (a partir de Cortegaça) foi, para mim, a mais dura do passeio, com inclinações a chegar aos 20% de inclinação

Já exaustos lá chegamos a Candal

Nesta aldeia, surgiu o primeiro problema mecânico. Estávamos a descansar quando aparece o André com a bicicleta à mão. Tinha tido um furo

A partir deste ponto a fome já era tanta e as forças eram pouco que não tirei mais fotografias. E entretanto começou a escurecer. Mas ainda fomos a tempo de ver o pôr-do-sol já no parque eólico da Serra da Freita, já a 6 quilómetros do parque de Campismo do Mejural, local onde tínhamos deixado os carros.
Foi um passeio muito bom, sempre com paisagens muito bonitas, fantásticas. A companhia foi 5 estrela.
Os números do passeio: 7 homens de barba rija fizeram 90 quilómetros com 3100 metros de acumulado.

Para verem o álbum completo podem aceder ao link --> https://picasaweb.google.com/carlosfurriel/2011_06_19_Passeio_Sao_Macario?authkey=Gv1sRgCKSsjenX-fGdbg